sábado, 28 de janeiro de 2012

Sistema Endocrino e reprodutor

SISTEMA ENDÓCRINO
             O sistema endócrino, ou hormonal, é formado pelo conjunto de glândulas que produzem hormônio, que são lançados na corrente sanguínea e agem como mensageiros químicos capazes de estimular ou inibir a atividade de determinado órgão.
              Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tieroide, as suprarrenais, o pâncreas e as gônadas (os ovários e os testículos).  
             O sistema endócrino encarrega-se, dentre outras funções, de manter o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento, de reproduzis e de responder ao estresse. O sistema endócrino interage com o sistema nervoso que fornece ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a essa informação. Dessa forma, o sistema endócrino e o sistema nervoso, juntos atuam na coordenação e na regulação das funções corporais
É com você !
1-Podemos afirmar que o sistema endócrino está intimamente ligado ao sistema nervoso? justifique sua resposta.
2-Onde são produzidos os hormônios? e eles atuam no organismo?


SISTEMA REPRODUTOR
             
      Por volta dos 10 anos de idade, o corpo das meninas começa a sofrer mudanças. nos meninos, essas mudanças ocorrem por volta dos 12 ou 13 anos. É a PUBERDADE.
       Esse conjunto de mudanças faz parte do amadurecimento sexual e ocorre por causa do início da produção de homônio. As glândulas produzem hormônios com funções específicas. Alguns estimulam o crescimento, outros são responsáveis pela produção de suor e por reações do corpo e situações de estresse.
       A HIPÓFISE é uma glândula produtura de hormônios. Ela produz um tipo de hormônio que estimula as mudanças no corpo do adolescente. Essas mudanças preparam os jovens para a reprodução. O hormônio chamado TESTOSTERONA, produzido nos testículos, induz a produção de espermatozóides no corpo dos meninos. Nos ovários, o hormonio chamado ESTROGÊNIO induz a liberação de óvulos no corpo das meninas.
       Nas meninas inicia-se o amadurecimento dos óvulos, os quadris se alargam e ocorre a menarca, primeira mentruação. Nos meninos, começa a produção dos espermatozóides, que são liberados na ejaculação com o líquido seminal por meio da uretra.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário