MULHER É MULHER, HOMEM É HOMEM
 Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana.
 Eles viviam com os pais, seu Setúbal e Dona Brites.
 E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.
 Por exemplo...
 Pedro pegava a bola para ir jogar futebol, lá vinha Joana.
 - Eu também quero jogar!
 Pedro danava:
 - Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
 - Ué, toda hora vejo! Tem até jogo de artista de televisão! E mesmo que não visse... Uma vez é a primeira!
 - Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
 - E eu estou ligando pro que os seus amigos vão dizer?
 - Pois eu estou. Não levo e pronto!
 Joana ficou furiosa, batia as portas, chuta o encontrasse no chão, fazia cara feia. Dona Brites ficava zangada:
 - Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha...
 - Boazinha? Pois sim! - , respondia Joana de maus modos.
 Às vezes Pedro chegava da rua todo esfolado, chorando.
 - Que é isso? - espantava-se seu Setúbal. - O que foi que aconteceu?
 - Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro. Seu Setúbal ficava furioso:
 - E você? O que foi que você fez? Por acaso fugiu? Filho meu não foge! Volte pra lá já e bata nele também. E vamos parar com essa choradeira! Homem não chora!
 Pedrinho desapontava:
 - Eu estou chorando é de raiva! È de ódio!
 Joana se metia:
 - Homem é assim mesmo. Quando a gente chora é porque é mole, é boba, é covarde.
 Agora, homem quando chora é de ódio...
 Pedro ficava furioso, queria bater na irmã.
 Dona Brites entrava no meio:
 – Que é isso, menino? Numa menina não se bate nem com uma flor...
 Pedro ia embora pisando duro...
 - Só com um pedaço de pau...
 E as brigas se repetiam sempre.
 Quando Joana subia na árvore para apanhar goiaba, Pedro implicava.
 - Mãe, olha  a Joana encarapitada na árvore. Parece um moleque.
 - Moleque é o seu nariz! - gritava Joana. - Você toda hora esta em cima da árvore, por que é que eu não posso?
 - Não pode porque é mulher! Por isso é que não pode. E não adianta vir com conversa mole, não! Mulher é mulher, homem é homem!
 Quando Pedro botava camisa nova e se olhava no espelho, Joana já implicava:
 - Olha a mulherzinha! Como está vaidoso...
 Ou então, quando Pedro ficava comovido com alguma coisa, como filme triste, que tem menina sozinha, sem ninguém pra cuidar dela, Joana já começava a caçoar.
 - Vai chorar, é? E agora é de ódio, é?
 Mas nas outras coisas eles eram bem amigos, jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema...
ROCHA, Ruth. Faca sem ponta, galinha sem  pé. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983
ATIVIDADES
1- “ Mulher é mulher, homem é homem” é um TEXTO NARRATIVO, pois conta uma história. Complete o quadro abaixo com as informações do texto
| PERSONAGENS |  | 
| ESPAÇO OU LOCAL |  | 
2- Discuta com o professor, quais são as ideias do texto?
________________________________________________________________________________
3- Você concorda com essa diferenciação entre brincadeiras de meninos e meninas? Isso acontece em seu dia a dia?
_______________________________________________________________________________
4- Marque apenas um dos parênteses:
A)m Quem conta a história?
(   ) autor                                               (   ) narrador
b) Que tipo de narrador conta esta história:
(   ) Observador – aquele que apenas observa os fatos.
(   ) personagem – aquele que participa dos fatos.
5- O texto apresenta o DISCURSO DIRETO ( falas diretas das personagens).
a) Retire do texto uma fala da personagem D. Brites:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Você observou que antes das falas aparece um sinal de pontuação, qual?
_______________________________________________________________________________
6- Se fossemos usar o DISCURSO INDIRETO, isto é a transmissão da fala do personagem pelo narrador, na frase que você retirou, como ficaria?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Mas nas outras coisas eles eram bem amigos: jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema.
7- Retire do trecho:
a) As ações das personagens.
_______________________________________________________________________________
b) A palavra que indica a relação que tinham um com o outro.
________________________________________________________________________________
c) Ainda na frase acima: As ações ou VERBOS:
(   ) já aconteceram – PASSADO
(   ) vão acontecer – FUTURO
(   ) estão acontecendo – PRESENTE
 d) Como ficaria a frase no FUTURO?
8- De acordo com o texto, complete o quadro.
| PERSONAGENS | QUALIDADE/CARACTERÍSTICAS OU ADJETIVOS | 
| PEDRO |  | 
| JOANA |  | 
| FILME |  | 
| MENINA |  | 
  9- Observe o quadrinho abaixo:
PRONOME PESSOAIS DO CASO RETO
| PESSOA | SINGULAR | PLURAL | 
| 1ª | EU | NÓS | 
| 2ª      | TU | VÓS | 
| 3ª | ELE/ELA | ELES/ELAS | 
a) “Joana ficou furiosa...”
Reescreva a frase substituindo a palavra sublinhada pelo pronome correspondente:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b)  “E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.”
A quem se refere a palavra sublinhada.
________________________________________________________________________________
“As vezes Pedro chegava todo esfolado, chorando.”
10- Procure no dicionário, o significado da palavra sublinhanda e reescreva a frase com o sinônimo, sem prejudicar o sentido do trecho.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro.”
11-Se palavra grifada fosse  escrita na outra linha, por não caber toda, como eu teria de separa-la?
 _______________________________________________________________________________
12- PEDRINHO está no grau diminutivo e SOZINHA no grau normal. Pesquise outras palavras terminadas em INHO/INHA, no grau diminutivo e normal.
| GRAU DIMINUTIVO | GRAU NORMA | 
|  |  | 
13- Observe as palavras do quadro e retire do texto outras escritas com S.
| Setúbal(som S) | Furioso (som Z) | 
|  |  | 
14- Observe as palavras do quadro e retire do texto palavras que levam acento agudo (´ ) e circunflexo ( ^ ):
| Setúbal ( ´) | Você ( ^) | 
|  |  | 
15- Complete a fonte do texto:
| LIVRO |  | 
| AUTOR |  | 
| EDITORA |  | 
| ANO |  | 
16- Produção de texto:
Construa uma história em quadrinhos com esse texto.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário